Descubra os Caminhos e Detalhes da Análise Gráfica

Desvendando a Análise Gráfica

Olá caro amigo e seguidor, estou trazendo para você um artigo e estudo bem interessante. E, com certeza ele vai lhe dar uma nova visão e jeito de ver os gráficos. Análise gráfica, não é a mesma coisa que análise técnica. Num outro estudo vamos ver essa última. Criei uma seção dentro dentro de cada poste, com o nome de “Nem só de trades vive um Trader” – Não deixa de ler.

Mas, o que você acha ser análise gráfica?

Clique para ampliar

Análise-Gráfica Descubra os Caminhos e  Detalhes da Análise Gráfica

Análise gráfica no meu modo de ver o mercado é o estudo que visa monitorar o comportamento dos preços dos ativos. Esse comportamento é baseado em uma representação gráfica destes preços. Essa movimentação dos ativos é apresentada através de um gráfico. Esse gráfico, tem como meta e objetivo verificar o comportamento da oferta e da procura por esses ativos. Desse jeito, conseguimos rastrear e seguir a tendência dos ativos que compõem o mercado.

Usando algumas ferramentas como; osciladores e rastreadores, podemos detectar o inicio de um movimento além, do seu próprio fim e comportamento dos preços.

Além disso, a análise gráfica nos auxilia em relação ao timing (momento ideal de entrada/saída) da operação. Essas ferramentas complementam os nossos estudos, ajudando a descobrir em quais ativos devemos nos posicionar e também o momento exato para a montagem de uma operação e a hora certa de desfazê-la.

Diferença Entre Análise Gráfica e a Técnica

Logo no início muita gente (aliás, quase todo mundo que vejo), não sabe a diferença entre Análise Gráfica e Análise Técnica… acham que é tudo uma coisa só..

Na verdade, não é. São inclusive bem diferentes, e saber essa diferença é importante, apesar de quase ninguém saber disso. E, você precisa saber desses detalhes.

Se você for classificá-las pelas escolas, diríamos que a Análise Gráfica está mais para a  Psicologia, enquanto a Análise Técnica está mais para a Matemática.

A Análise Gráfica estuda o comportamento de massa, e usa basicamente o gráfico de preços, e inferências sobre ele, como figuras gráficas, linhas de tendência, etc., te ajuda na intenção de mapear o comportamento psicológico da multidão de investidores. Eu classifico como Análise Clássica!

A Análise Técnica estuda o comportamento dos preços, e usa basicamente cálculos matemáticos e estatísticos sobre eles, resultando em indicadores técnicos como IFR, Macd, Médias Móveis, etc… Análise Computadorizada.

O gostoso disso tudo é você ser um GRAFISTA – um cara que usa a Análise Gráfica, e estuda psicologia de massa. Por quê? Porque o mercado é muito mais emocional do que racional. Temos provas concretas disso nas crises passadas.

Pare para pensar, e use o forte de cada uma a teu favor!

Análise gráfica usa como matéria prima o gráfico histórico de preços dos ativos; ações, forex, commodities, opções, índices etc…

É muito usada pelo investidor (trader) pessoa física. Ela não requer muito conhecimento de economia, administração, contabilidade e outros. Mesmo você, que está chegando agora e lendo esse artigo, assim que ver um gráfico vai se familiarizar rapidamente com ele.

O Preço Desconta Tudo

Um dos segredos, é sua interpretação ou seja, a leitura correta dos gráficos. A leitura gráfica é fundamental para o trader ou mesmo um investidor. Mas, não se iluda, a cada 100 que se aventura 80 tornam-se perdedores “crônicos”. Esse destino tem origem, pode ser a ganância, o medo e a falta de conhecimento e disciplina.

Presta atenção como os preços se movimentam. É muito importante saber como eles trilham seus caminhos. É preferível você saber como eles caminham, do que saber os motivos dessa caminhada. Ora, não importa o motivo, eles sempre vão cair subir e andar de lado. Você só precisa estar do lado correto certo? Dai dizer quer os preços desconta tudo.

Na análise gráfica, os preços contêm todas as informações que você necessita. Não interessa saber o motivo das caminhadas. Não importa se eles se movimentaram por causa das crises mundiais, problemas de gestão na empresa, problemas políticos, micro e macroeconomia, noticias, etc…

Ao caminhar, os preços refletem o comportamento emocional do investidor/trader e, deixa um rastro. Esse comportamento é impactado pela insegurança do pânico, e da euforia.

Os dados que os preços não conseguem descontar ou precificar são as ocorrências da natureza como; terremotos, furacões, atentados,  como o de onze de setembro de 2001.

É difícil de saber os motivos que levam um trader ou um investidor a agir. Mas, os preços deixam contabilizados as suas operações, sejam elas de medo, ganância ou euforia.

Mais Alguns Detalhes Sobre Análise Gráfica

Eu chamo esse tipo de análise, de “clássica”, ela usa preço e “régua”. Usa preço, linha de tendência e figuras (padrões gráficos). Muitos chamam de “Price Action”. É operar os candles, é operar rompimentos de pivôs. Eu diria que operar ondas é estar nessa escola, mas não poderia usar computador para projetar os objetivos das ondas. Nem suas retrações.

Há uma confusão em tudo isso, porém essa confusão não muda nada se você associar as duas. Use seu computador, associe as linhas de tendências, as configurações, os padrões, as médias, os osciladores. Associe a arte computadorizada, com a arte gráfica clássica.

Fazendo assim, muitos questionamentos vão deixar de existir. E, você vai extrair o melhor do melhor que as duas tem de bom. A melhor arte de um trader, é desenvolver a arte de operar cada dia melhor.

Espero que você tenha entendido e gostado. E espero que te ajude no seu dia a dia, se ficou alguma duvida, deixa nos comentários e COMPARTILHE, com seu melhor amigo.

Curta nossa pagina no FACEBOOK, lá você encontra análises de fechamento diário e semanal do mercado e de vários ativos.

Mas, continue lendo sobre:

Nem Só de Trades Viverá Um Trader

CONHEÇA UM POUCO SOBRE

João Guimarães Rosa (1908-1967) foi escritor brasileiro. O romance “Grandes Sertões: Veredas” é sua obra prima. Fez parte do 3º Tempo do Modernismo, caracterizado pelo rompimento com as técnicas tradicionais do romance.

Guimarães Rosa (1908-1967) nasceu em Cordisburgo, pequena cidade do interior de Minas Gerais. Filho de comerciante da região, aí fez seus estudos primários, seguindo em 1918, para Belo Horizonte, para casa de seus avós, onde estudou no Colégio Arnaldo. Cursou Medicina na Universidade de Minas Gerais, formando-se em 1930. Datam dessa fase seus primeiros contos, publicados na revista O Cruzeiro.

Depois de formado foi exercer a profissão em Itaguara, município de Itaúna, onde permaneceu por dois anos. Culto, sabia falar mais de nove idiomas. Em 1932, durante a Revolução Constitucionalista, voltou para Belo Horizonte para servir como médico voluntário da Força Pública. Posteriormente atuou como oficial médico no 9º Batalhão de Infantaria em Barbacena.

Em 1934, Guimarães Rosa vai para o Rio de janeiro e presta concurso para o Itamarati. Obtém o segundo lugar. Em 1936, participou de um concurso ao Prêmio de Poesia da Academia Brasileira de Letras, com uma coletânea de contos chamada “Magma”, conquistando o primeiro lugar, mas não publicou a obra. Em 1937, começou a escrever “Sagarana”, volume de contos que retrata a paisagem mineira, a vida das fazendas, dos vaqueiros e criadores de gado. Com a obra participa de um concurso, mas não é classificado.

Entre os anos de 1938 e 1944, foi nomeado cônsul-adjunto na cidade de Hamburgo, Alemanha. Quando o Brasil rompeu a aliança com a Alemanha, durante a Segunda Guerra, Guimarães Rosa foi preso, em 1942 e no ano seguinte foi para Bogotá, como Secretário da Embaixada Brasileira. Em 1945, vai rever os lugares onde passou a infância. Em 1946, depois de refazer a obra, publica “Sagarana”. O estilo era absolutamente novo, a paisagem mineira ressurgia viva e colorida. Sucesso de crítica e público. Seu livro de contos recebe o Prêmio da Sociedade Felipe d’Oliveira, esgotando-se, no mesmo ano as duas edições.

De 1946 a 1951, Guimarães Rosa reside em Paris. Em 1952, em excursão ao Estado de Mato Grosso, conviveu com os vaqueiros do oeste do Brasil, e escreve uma reportagem poética, “Com o Vaqueiro Mariano”, publicada no Correio da Manhã. Passados dez anos de sua estreia, Guimarães publica, em 1956, “Corpo de Baile” e “Grandes Sertões: Veredas”.

Na novela “Corpo de Baile” obra em dois volumes, com 822 páginas, publicada em janeiro de 1956, Guimarães continua a mesma apresentação focada em “Sagarana”, mas agora com arrojadas experiências linguísticas. Em maio do mesmo ano, publica “Grandes Sertões: Veredas”, narrativa épica, em seiscentas páginas, onde apresenta o mundo dos jagunços e dos coronéis. A obra causa impacto, pela temática e pela linguagem caboclo-sertaneja.

Guimarães Rosa é promovido a embaixador, em 1958, mas prefere não sair do Brasil, permanece no Rio de janeiro. Em 1963, é eleito para a Academia Brasileira de Letras, somente tomou posse em 1967. Três dias depois de tomar posse, tem um infarto.

João Guimarães Rosa morreu no Rio de Janeiro, no dia 19 de novembro de 1967.

Obras de Guimarães Rosa

Sagarana, contos, 1946
Corpo de Baile, novela, 1956
Grandes Sertões: Veredas, romance, 1956
Primeiras Estórias, contos, 1962
Tataméia, contos, 1967
Estas Estórias, contos, 1969 (Obra póstuma)
Ave, Palavra, 1970 (Obra póstuma)
Magma, contos, 1997 (Obra póstuma)

Sobre Dr. Carreira e Objetivo do Site

“Dr. Carreira é Mentor/Coach individual de traders e pessoas “comuns”.

Ajuda cada um a superar suas barreiras. Seu maior objetivo é amar a humanidade e ajudar milhares pessoas.

Caso você tenha uma dificuldade em ultrapassar alguma barreira, a hora é agora, conte comigo”!

O objetivo dessa análise/artigo é te mostrar apenas sinais gráficos EDUCACIONAIS.

Ao mesmo tempo te encorajar a estudar sempre para ser um trader de sucesso.

Se você está gostando do que vem recebendo, COMPARTILHE em suas redes sociais.

Dr. Carreira Coach

Deixa seu email para receber dicas e estudos falando sobre "O mercado e as Sacadas De Um Estrategista Milionário da Bolsa"

Mentoria Gráfica & Coaching Emocional Para Traders -      Opere individualmente c/ Dr. Carreira e ao vivo!         Entre em contato - WhatsApp 19-99424-3278

Deixar uma resposta