A Arte de Ver e Entender o Gráfico

Criar e Entender Gráfico Pode Ser Uma Arte

Tudo o que fazemos em nosso dia, pode ser feito com dedicação e esmero. Até a respiração tem que ser praticada com perfeição. A maioria de nós respiramos mal, uma boa respiração trás saúde. Analisar gráfico é uma arte e ninguém sabe tudo, o que te faz crescer como analista, grafista e operador é, o forte desejo que existe dentro de você de crescer a cada. Se você não tem esse desejo, procure-o urgente. Tem muita coisa boa messe artigo/análise. Continue lendo o fechamento semanal do mercado.

Diante do que escrevi, vou tentar, e fazer de tudo para te entregar no mínimo uma boa análise do fechamento semanal de nosso mercado e de vários ativos. Veja que ao mesmo tempo que estou fazendo isso para você, eu estou aprendendo todos os dias e evoluindo nas minhas análises.

Análise dos seguintes ativos:

Análise do Gráfico do ibovespa

Análise do Gráfico do Dólar

Análise do Gráfico do Juros

Análise do Gráfico do Dow Jones

Análise do Gráfico da Petrobrás

E análise do gráfico da Vale5, serão analisados:

Ibovespa Reage Diante de Suporte

Clique para ampliar

gráfico-800x398 A Arte de Ver e Entender o Gráfico

No gráfico que estou lhe trazendo, mostra uma longa e temível linha de tendência de baixa. Seu início se deu em 05/2008, que foi rompida fortemente no mês de 07/2016. Esse rompimento foi precedido de uma configuração reversiva muito forte – OCOI. É dai que vem a crença de reversão de longo prazo e, que tanto comentei no início daquele ano.

No decorrer dessa nova tendência de alta de longo prazo, ocorreram algumas tentativas (frustradas) de reversão. Surgiram algumas configurações como ombro, cabeça, ombros (OCO) e que, foram desconfiguradas.

No atual momento, temos no semanal uma nova configuração formada e acionada de um topo duplo “M”. Veja que agora a situação é mais delicada, pois, temos divergência dupla no indicador macd. Contudo, não vejo saída de capital que possa traumatizar o movimento prévio.

Claro, com a perda da LTA1, é preciso traçar a retração de fibonacci. Com isso temos os suportes (escondidos) nas regiões de 57.153 – 53.300 e 50.000. Se corrigirmos até essas regiões temos que procurar por pontos de entrada.

Lembrando que, até 61,80% a correção seria saudável. Nessa hipótese, teríamos a correção em formato de onda “dois” de longo prazo.

Dólar Ainda Preparado Para Nova Alta

Ele está com seu fundo arredondado, esse padrão costuma anteceder forte alta. Dr. Elder chama esse padrão de “fundo de pires”, onde mostra o cabo da xícara. Caso nosso mercado caia forte esse padrão pode se traduzir em verdadeiro.

Por enquanto esse ativo continua difícil de ser trabalhado pelos swings. A prova disso é seu diário que tem, dias de alta, dias de baixa. Até parece uma preparação para rasgar a média de duzentos dias, seu OBV trabalha acima do fechamento do dia 18/05/2017, (muito interessante), e aponta para romper essa região.

O semanal também lhe é exigido o pagamento de um pedágio para passar sobre a média de 50 semanas. Note que sem falar de noticias, o que está segurando esse ativo são essas duas médias de temporais distintos.

Enquanto Isso lá Fora o Dow Jones

Mesmo atrasado e com um gap de alta, atinge seu objetivo. Seria esse gap de exaustão? Deixa sua opinião, ela é muito importante para nós. Acompanhando seus pares o Dji também aciona um pivô meio estranho, mas não deixa de ser de baixa.

Há um estresse lá fora e, pode piorar nosso mercado, mas como não acompanhamos sua alta, podemos não seguir sua baixa totalmente.

O Gráfico dos Juros Continua Caindo

E faz com que a espera de mais corte na selic tome força. O de curto prazo Di1f19, fechou em queda de -1% e o Di1f25 de médio e longo prazo fechou com queda de -1,19%.

Tanto a queda, quanto a alta dos juros afeta diretamente o TDsão. Uma selic em baixa é ruim para comprar PUs, pois eles estarão muito caros.

Com uma selic em alta, fica propício para essas operações, pois, os PUs com seus preços baixos. Mas o governo geralmente precifica e erra sua projeção de juros. Nesses erros do governo, a selic pode cair ou subir e mesmo assim podemos ganhar com os pré fixados.

Petrobrás Mesmo Com Dificuldade Atinge Região de Máxima Semanal

Pelo fato de ter chego perto dessa região, pode tentar no mínimo romper a máxima da semana passada. Com isso, podemos ter um aumento nas entradas de soldados da elite compradora. Sua fragilidade em relação à corrupção política pode ser agravada com a queda do nosso mercado. Veja que não estamos conseguindo acompanhar a alta do petróleo.

Nesse exato momento, o romper da máxima semanal, coincide com a média móvel de vinte dias. Essa média já se colocou no caminho da Petrobrás e, somente com sua ultrapassagem, é que vamos romper máximas semanais e abrir espaço para atingir a média de cinquenta semanas que está na região de R$13,41.

Vale5 em região de Resistência

Como um todo, nosso mercado pode estar em região de resistência e, com a Vale5 não é diferente. Com candles pretos ela consegue alcançar seu topo anterior em R$27,24. O gap que ela largou para trás, não é de fuga, caso fosse não teria dificuldade em seguir adiante.

Contudo se você olhar o semanal, vai ver que ela consegue fechar a semana estopando as vendas nesse temporal e com barra bem interessante.

Resumindo, o mercado ainda não tinha dado sinais de despertar. Nessa sexta feira, esse sinal começa aparecer. A semana que entra, pode ser bem interessante.

Vou ficando por aqui pedindo que você me estimule a continuar esse trabalho. Para isso deixa suas duvidas, seu comentário é muito importante para todos nós. Estou trabalhando no TDsão para você. E curta também nossa pagina no FACEBOOK.

Que Deus te abençoe ricamente…

Sobre Dr. Carreira

“Dr. Carreira é Mentor/Coach individual de traders e pessoas “comuns”.

Ajuda cada um a superar suas barreiras. Seu maior objetivo é amar a humanidade e ajudar milhares pessoas.

Caso você tenha uma dificuldade em ultrapassar alguma barreira, a hora é agora, conte comigo”!

O objetivo dessa análise/artigo é te mostrar apenas sinais gráficos EDUCACIONAIS.

Ao mesmo tempo te encorajar a estudar sempre para ser um trader de sucesso.

Se você está gostando do que vem recebendo, COMPARTILHE em suas redes sociais.

Dr. Carreira – Coach

02/07/2017

Deixa seu email para receber dicas e estudos falando sobre "O mercado e as Sacadas De Um Estrategista Milionário da Bolsa"

Mentoria Gráfica & Coaching Emocional Para Traders -      Opere individualmente c/ Dr. Carreira e ao vivo!         Entre em contato - WhatsApp 19-99424-3278

Deixar uma resposta