VEJA ERROS QUE UM CASAL NÃO PODE COMETER

Erros que um casal não pode cometer.

104-001-205x300 VEJA ERROS QUE UM CASAL NÃO PODE COMETER

ERRO 001 – INVERTER PRIORIDADES

Tem 104 erros que um casal não deve cometer este é o primeiro:-

Portanto, ponha em primeiro lugar na sua vida o Reino de Deus e aquilo que Deus quer, e ele lhes dará todas essas coisas.

Aprendendo assumir compromissos e estabelecer prioridades

Perguntei para os casais em uma reunião: “Em uma lista de prioridade, quem deve vir em primeiro lugar?” Alguns responderam a igreja; outros, a família; outros ainda, a esposa. Quando o marido fica mais tempo na igreja, com o jornal, com os amigos ou na fábrica fazendo horas extras, significa que, está se “divorciando” da esposa e colocando outros interesses no lugar que pertence a ela. Existe uma ordem correta a ser seguida.

Primeiro: Deus

Buscar a Deus e prioriza-lo é encaixar-se no seu propósito mais essencial. Todos nós fomos criados para o Criador. O ser humano existe para Deus, e não o oposto. Existe uma marca dentro de cada pessoa, uma necessidade impressa de se relacionar com Deus. A verdadeira plenitude, a satisfação e a saciedade só existe na alma daquele que encontrou-se com o Criador, relaciona-se com ele e tem as perguntas essenciais respondidas: quem sou, de onde vim, para onde vou.

Se Deus é amor e você foi criado imagem e semelhança dele, então você foi criado para amar, que é, como você sabe, servir, dar, conviver e agir em prol do outro. Quando a vida é voltada para o outro, o homem encontra sentido e realização, o que posso chamar de felicidade. O seu semelhante – seu cônjuge, filho, sócio ou amigo estes poderá falhar em algum momento com você e decepcioná-lo. No entanto, se você fizer do seu alvo primeiro amar a Deus, nunca ficará decepcionado, pois Ele é perfeito e não o desapontará. Jamais.

Respondeu-lhe Jesus: Amarás o Senhor, teu Deus, de todo o teu coração, de toda a tua alma, e de todo o teu entendimento. Este é o grande e primeiro mandamento. O segundo semelhante a este é : Amarás o teu próximo como a ti mesmo”.

As seguintes perguntas são inevitáveis: “Como amo um ser invisível?” ou “Como amo um espírito?”. Embora Deus seja espírito, ele é real. Mais real até do que você e eu, já que Ele permanece de geração em geração e não depende de outro ser para existir. Sendo real, podemos nos relacionar  com ele por meio de oração, da leitura devocional da Bíblia e da participação em uma comunidade de fé, uma igreja.

Segundo: a esposa

Como já vimos no versículo acima, a sequência do mandamento que visa nosso bem é amar a Deus com toda a sua energia e concentração e, em seguida, amar o próximo com a mesma porção de amor que dedicamos a nós mesmo. Repare que as escrituras já pressupõem um amor próprio e inerente e suficiente a cada um e, com este, você deve cuidar da sua saúde mental, física e espiritual para poder servir ao Senhor com mais dedicação e por mais tempo.

João afirma que quando você ama seu irmão a quem pode ver , está amando o Deus invisível, que habita nele. Amar o próximo, portanto, é uma consequência natural e inevitável de que ama a Deus. Pensemos juntos por um momento: “Quem é a pessoa mais próxima para alguém que já se casou?”. Se você respondeu o cônjuge, o marido, a esposa, respondeu corretamente.

Sua prioridade número dois na vida é amar seu cônjuge. Na lista de prioridade, sua esposa ou seu marido está acima dos filhos, da mãe, do pai, da tia, da avó, do trabalho ou mesmo do trabalho na igreja. No casamento os dois tornam-se uma só carne. Quem ama a esposa ama a si mesmo. Quem se dá bem com a esposa tem suas orações liberadas. Quem ama a esposa, cuida bem de uma filha querida de Deus. Quem tem uma casa organizada e bem suprida pode servir a igreja.

Terceiro: os filhos

Estes, pois, são os mandamentos que eu te ordeno para observares, tu e teu filho, e o filho de teu filho, todos os dias da tua vida. Estas palavras que hoje te ordeno estarão no teu coração; tu as inculcarás a teus filhos, e delas falaras assentado em tua casa, e andando pelo caminho, e ao deitar-te, e ao levantar-te. E vós pais, não provoqueis vossos filho à ira, mas criai-os na disciplina e admoestação do Senhor.

Ao observar as ordens dadas pelo Senhor para que Moisés as ensinasse aos israelitas, podemos entender a responsabilidade e o dever dos pais  de cuidar dos filhos e criá-los nos caminhos da fé. O princípio  é confirmado por Paulo no Novo Testamento. Deus confiou os filhos aos pais. Ele selecionou a dedo quem teria o privilégio de criar aquelas crianças.

Os pais são insubstituíveis. Ninguém fará o trabalho dos pais em casa. Se o pai perder o emprego será trágico, mas ele poderá conseguir outro e seu lugar será rapidamente preenchido por outra pessoa. Se uma mãe não puder servir na igreja com tanta dedicação, outra irmã virá para substitui-la, talvez até melhor. No entanto, se os pais estiverem ausentes na casa, ninguém tomará o lugar deles de modo satisfatório. Os filhos ficarão órfãos de pais vivos.

Não estou dizendo que você não deva ser dedicado no seu trabalho ou que não deva servir na igreja com afinco. Não. Estou estabelecendo uma ordem para que você saiba o que deve vir “primeiro”. Os filhos são mais importante que o seu prestígio, suas realizações e seus sonhos pessoais. Os filhos ficarão em casa por um tempo determinado, mas depois eles se casarão e constituirão as próprias famílias. O tempo para investir nos filhos é pequeno e não deve ser desperdiçado.

Quarto: o trabalho

Criou Deus, pois, o homem a sua imagem, a imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou. E Deus os abençoou e lhes disse sede fecundo, multiplicai-vos, enchei a terra, e sujeitai-a; dominai sobre os peixe do mar, sobre as aves do céu e sobre todo animal que rasteja pela terra.

Trabalho é benção e foi estabelecido ante da queda. Ao abençoar o primeiro casal, o Senhor Criador deu-lhe afazeres, tarefas e responsabilidades. Multiplicar-se é tarefa extremamente agradável; sujeitai a terra e dominá-la é tarefa que pode ser feita de modo responsável e proveitoso. Somente depois do advento do pecado é que o trabalho tornou-se imperativo para a subsistência e acompanhado de fadiga.

Quando você trabalha com excelência, leva o reino de Deus para as pessoas do seu convívio. Pode ganhar vida para Cristo. Pode pregar sem palavras ao realizar um trabalho de dedicação e com a ética do céu.

O pai de família, portanto, precisa trabalhar para realizar-se plenamente e para prover com abundância no lar.. Observando as prioridades acima, o trabalho é fonte de benção e realização.

Quinto: a igreja

A igreja tem que ser edificada a partir da edificação da família. O trabalho na igreja é fundamental para o estabelecimento dos alicerces do caráter nos filhos. Servir na comunidade de fé, a igreja local da qual você faz parte, está incluído na expansão do reino de Deus e deve ser realizado em família. Procure integrar seus e filhos e esposa  no seu trabalho. Dê preferência à programas que incluam toda a família e sirva de exemplos aos pequenos de como é importante congregar e celebrar o Reino de Deus com a igreja.

Quando há uma lista de prioridades sabiamente estabelecida, gasta-se energia e tempo em direção certa para produzir aquilo que é essencial para nutrir a vida conjugal. O que é mais importante para você? Quando Jesus disse: “…buscai, pois, em primeiro lugar o Reino de Deus”, ele deixou claro que nossa vida deve ser orientada por prioridades. Se há falta de compromisso com elas, a construção nunca é feita sobre uma base sólida. Por isto, coloque em primeiro lugar o que realmente é mais importante, à luz do bom senso e dos critérios estabelecidos pela palavras do Senhor.

Recapitulando, primeiramente vem Deus, pois ele é a fonte de todas as coisas; segundo a esposa e marido; terceiro os filhos; quarto o trabalho e quinto a igreja. Hoje fica bem claro essa sequência para mim.

Extraído do livro “104 erros que um casal não deve cometer” autor Josué Gonçalves

Dr. Carreira – COACH

18/03/2016.

Deixa seu email para receber dicas e estudos falando sobre "O mercado e as Sacadas De Um Estrategista Milionário da Bolsa"

Mentoria & Coaching Emocional Para Traders - Gratuito!!! - Entre em contato - WhatsApp 19-99424-3278